quinta-feira, 22 de abril de 2010

Arraial do Pavulagem abre inscrições para as oficinas do Arrastão 2010

O Arraial do Pavulagem prossegue com inscrições até o 4 de maio as  para as oficinas preparatórias dos cortejos populares do Arrastão do Pavulagem 2010. Serão disponibilizadas ao público oficinas de Dança, Percussão e Técnicas Circenses (perna de pau). Não há restrições para idade, mas os menores de 16 anos devem apresentar autorização do responsável.
Para se inscrever basta procurar a sede do Instituto Arraial do Pavulagem (Castilho França, 738 - Praça dos Estivadores) de segunda à sexta-feira no horário de 10h as 12h. Também serão aceitas inscrições pela Internet, no sitewww.arraialdopavulagem.com.br.
Ao contrário dos anos anteriores, as inscrições deverão ser feitas, obrigatoriamente, tanto por aqueles que participam pela primeira vez, quanto para os que já integram os cortejos. Sendo que os já iniciados começam as atividades somente na segunda fase de ensaios, que acontecem entre 29 de maio e 11 de junho. O Instituto conta com o patrocínio do Oi Futuro, através da Lei Semear, do Governo do Estado, para a realização dos arrastões.
PROGRAMAÇÃO
Os arrastões juninos do Pavulagem ocorrerão nos dias 13, 20, 27 de junho e 4 de julho. No dia 13 de junho, data do primeiro cortejo, será realizada a tradicional cerimônia de levantamento do mastro, um marco inicial dos cortejos, a exemplo do que ocorre nos festejos nas cidades do interior. Novas canções e novos arranjos foram preparados para esses cortejos. Os ritmos tocados e cantados durante os cortejos serão: Boi bumbá, Carimbó e Quadrilha Junina. A concentração do cortejo é na Escadinha da Estação das Docas com Roda Cantada e participação de grupos juninos de Belém e de outros municípios que recepcionam o cortejo fluvial que traz, pelas águas da Baía do Guajará, os mastros de São João - dos homens e das mulheres, e o principal símbolo do arrastão, que é o Boi Azul, o Boi Pavulagem.
Os cortejos do Arrastão do Pavulagem surgiram em 1987 da iniciativa de um grupo de músicos e compositores que tinham como objetivo valorizar e difundir a música de raiz produzida na região Amazônica. Atualmente, a multidão que acompanha o cortejo chega a 30 mil pessoas a cada evento.
PARA EDUCADORES
E o Instituto Callis e o Instituto Arraial do Pavulagem vão oferecer oficinas de capacitação gratuita para 40 educadores em Belém, nos meses de abril, maio e junho. A iniciativa faz parte do projeto "Artes na Comunidade" que tem como objetivo principal formar educadores para elaboração de trabalhos na área de artes plásticas, tendo como suporte o método triangular, que abrange três diferentes aspectos da educação artística: o fazer, o apreciar e o conhecer a arte. "O intuito é desenvolver nos profissionais e, consequentemente, nas crianças, um olhar diferenciado para o patrimônio cultural", explica Ailton Guedes, coordenador de projetos do Instituto Callis. A formação iniciará com as oficinas direcionadas aos educadores locais, com duração de 12 horas, divididas em dois encontros quinzenais. Na sequência, haverá mais quatro encontros de três horas, também quinzenais, para acompanhamento das propostas com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário