Preparar professores da rede pública dos polos de Belém, Capanema, Parauapebas e Cametá, atuantes na Educação Básica, para conhecerem os critérios e procedimentos para a avaliação de materiais didáticos. Esse é um dos objetivos principais do Curso de Aperfeiçoamento e Extensão em Produção de Material Didático para a Diversidade, o qual acontece neste sábado, 2, às 9h, no Auditório da Assessoria de Educação a Distância (AEDI), localizada no Campus Básico da UFPA, em Belém.
"O curso também tem a finalidade de desenvolver projetos para a produção de materiais didáticos que atendam ao contexto sociocultural de estudantes, comunidades e grupos sociais aos quais pertencem”, explica a professora Jane Felipe Beltrão, coordenadora do segundo módulo do curso e docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A aula será transmitida para as cidades de Capanema, Cametá e Parauapebas. Em cada um desses locais, haverá um responsável pelas atividades e facilitadores para o andamento delas, inclusive em Belém, onde a responsável será a professora Jane Beltrão.
O curso é voltado para professores da rede pública do Estado, devidamente inscritos no curso, e para interessados no tema. No primeiro módulo, os professores discutiram algumas práticas educacionais que pudessem oferecer proposta diferenciada às questões relativas à diversidade sociocultural no Estado, no País e no mundo. A proposta busca amenizar o preconceito e a discriminação nas escolas, facilitando a acolhida de pessoas diversas no âmbito do ambiente escolar.
Agora, no segundo módulo, a intenção é oferecer aos professores ferramentas para a produção de materiais adequados, nos quais serão usadas imagens que estimulem a se pensar a diversidade, dando continuidade ao trabalho teórico-prático da primeira edição, no qual se ofereceram conceitos, exemplos e atividades para o respeito à pluralidade cultural experimentada na Amazônia.(Assessoria de Comunicação da UFPA)
Muito bom! Já estamos finalizando o Curso que naquele sábado, 2 de abril, com a apresentação do Módulo 2,discutimos as possibilidades de trabalhar com imagens na produção de material didático. Hoje apresentamos nossas produções - algumas já testadas em sala-de-aula - aos tutores, coordenadores e colegas cursistas. Acho que o Curso estimulou Professores quanto à implementação da Lei 10.639/03, pois há carência de material didático para a diversidade.
ResponderExcluir