quarta-feira, 20 de abril de 2011

UFPA divulga lista de leituras recomendadas do vestibular 2012

A lista de leituras recomendadas do Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi divulgada nesta segunda-feira (18). São 20 leituras, divididas entre os vários eixos temáticos abordados na Literatura Brasileira e Portuguesa. A divulgação foi feita durante entrevista coletiva de imprensa.
Segundo a professora Marilúcia Oliveira, o conteúdo foi baseado na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas também levando em conta a decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA de explorar conteúdos relacionados à região amazônica.
Entre as obras da literatura paraense que fazem parte das Leituras estão os contos “Desilusão” e “Que bom marido” do escritor Marques de Carvalho; o conto “O carro dos milagres” de Benedicto Monteiro; e “Primeira Manhã” de Dalcídio Jurandir.
Da lista de 20 livros apenas 2 foram mantidos
A nova lista de Leituras Recomendadas é bastante diferente das dos anos anteriores. “A última mudança foi no final de 2006 e início de 2007, mas com poucas alterações”, afirma o professor Mauro Magalhães. Apenas duas das leituras permanecem as mesmas: os poemas de Alberto Caiero – heterônimo do poeta português Fernando Pessoas – e os textos de Gregório de Matos Guerra.
Saramago e Olavo Bilac estão entre as novidades
Algumas novidades são o livro “A viagem do elefante”, do romancista José Saramago, as crônicas de Olavo Bilac e os textos líricos de Camões, ao invés dos épicos. De acordo com o professor Silvio Holanda, um dos critérios para a seleção da nova grade de leituras foi a rotatividade de autores. “Por exemplo, no Simbolismo, podemos alternar entre Camilo Peçanha e Antônio Nobre, então há esse critério de não ficar sempre no mesmo autor. Todos são representativos, mas há um sistema cíclico de não ficar sempre nos mesmos nomes”, explica o professor.
A professora Elizabeth Vidal lembra que o objetivo das leituras é encantar os alunos. “Não queremos sobrecarregá-los, mas sim fazer com que eles sintam menos o peso e mais o prazer da leitura, como em A viagem do elefante, que embora seja ambientado no século XVI, tem uma narrativa extremamente leve. É um verdadeiro tratado de como montar uma expedição,” diz ela.
Livros pela internet – Outro dos critérios de seleção foi a disponibilidade das obras. Segundo o professor Silvio Holanda, os contos de Marques de Carvalho não foram mais editados, mas como são domínio público, serão disponibilizados pela internet, no site da instituição. Já o conto “O carro dos milagres” de Benedicto Monteiro foi reproduzido em uma edição econômica, pela editora Amazônia, no valor de R$ 5 reais.
LISTA DE LEITURAS RECOMENDADAS 2012
1. O lirismo amoroso nas cantigas trovadorescas
2. Gil Vicente – ‘O pranto de Maria Parda’ (monólogo)
3. Amor e desconcerto do mundo nos sonetos de Camões
4. Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos
5. Arcadismo em poemas líricos de Gonzaga e Bocage
6. Romantismo
6.1. Leitura dos poemas ‘Navio Negreiro’, de Castro Alves e ‘I-Juca Pirama’, de Gonçalves Dias
6.2. Leitura do romance ‘A pata da gazela’, de José de Alencar
6.3. Leitura do romance ‘A queda dum anjo’, de Camilo Castelo Branco
7 Realismo, Naturalismo e Parnasianismo
7.1. Leitura do romance de ‘Esaú e Jacó’, de Machado de Assis
7.2. Leitura do romance ‘O primo Basílio’, de Eça de Queiroz
7.3. Leitura dos contos ‘Desilusão’ e ‘Que bom marido’, do volume Contos Paraenses, de Marques de Carvalho
7.4. Leitura das crônicas ‘Trabalho feminino’, ‘Antônio Conselheiro’, ‘Prostituição infantil’ e ‘Recenseamento’, de Olavo Bilac
8. Simbolismo
8.1. Leitura de poemas de Camilo Pessanha e Cruz e Souza
9. Modernismo
9.1. Leitura dos poemas de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro)
9.2. Leitura de ‘Libertinagem’, de Manuel Bandeira
9.3. Leitura do conto ‘O carro dos milagres’, de Benedicto Monteiro
9.4. Leitura de ‘Macunaíma’, de Mário de Andrade
9.5. Leitura de ‘Primeira manhã’, de Dalcídio Jurandir
9.6. Leitura do romance ‘A viagem do elefante’, de José Saramago
9.7. Leitura da peça ‘O rei da vela’, de Oswald de Andrade
A lista completa das Leituras Recomendadas para o Processo Seletivo 2012 da UFPA está disponível no site www.ceps.ufpa.br. Veja aqui.
Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário