quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

XIII Feira Cultural 2009

Mais de 2 mil alunos da Escola Estadual Ulysses Guimarães, em Belém, participam da XIII Feira Cultural que começou nesta quinta-feira (7) e segue até amanhã. Tradicional, o evento já faz parte das atividades desenvolvidas na instituição há 13 anos.

As salas e os corredores da escola ganharam um colorido diferente com os materiais expostos pelos alunos. Em umas das salas, o professor Robson Passarinho, Químico e Farmacêutico, provocou a curiosidade nos jovens em aprender as principais conseqüências das doenças sexualmente transmissíveis.

Enquanto os jovens expunham seus trabalhos, o professor os avaliava sob os critérios referentes a pesquisa, participação e exposição. A temática que originou o tema das equipes foi “Juventude: seus desafios e potencialidades”. Robson falou que por ser farmacêutico sempre que pode orienta seus alunos à prevenção. “É comum que alunas jovens me peçam conselhos quanto a contraceptivos ou outros medicamentos e sempre me disponho a orientá-las”, disse o professor.

Comunicação - Outro trabalho que chamou a atenção dos colegas foi o estande da História da Imprensa no Brasil. Nele, os alunos da escola Ulysses Guimarães faziam a distribuição do boletim informativo preparado a cada 15 dias. Chamado “UG – Acontece”, o boletim está em sua 5ª edição e divulga o melhor que a escola oferece à comunidade e publica também a opinião de todos que compõem a instituição.

Lucas Nogueira, 15 anos, explicou que o boletim foi criado em outubro do ano passado e atualmente é composto por um corpo editorial formado por sete alunos que pensam, escrevem e editam os textos a serem publicados.

A Feira tem como função pedagógica e social fortalecer questionamentos por parte dos alunos quanto a assuntos culturais, econômicos e relacionados à diversidade cultural. De acordo com a orientadora pedagógica da escola, Flávia Gomes, a ação proporciona ao alunado “um momento de socialização com a comunidade”. Flávia disse ainda que durante o ano todo os mais de 2 mil estudantes participam de projetos como “Xadrez Escolar”, “Movimento Sustentável” e projetos de Física e Química nos laboratórios de Informática e Multidisciplinar, entre outras atividades.

Na escola, os visitantes encontraram exposição de xadrez vivo, poemas, pinturas em tela, fotografia, danças, palestras, mostras de filmes e apresentação de bandas. Além de atividades relacionadas à cultura dos Estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do sul, Santa Catarina e Minas Gerais.


Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário